5.º ENCONTRO NACIONAL DE LIMPEZA URBANA

ORADORES

Saiba mais sobre os oradores desta edição.


SASCHA HASELMAYER

KEYNOTE SPEAKER

Autor e empreendedor social que liderou projetos de inovação urbana, desenvolvimento económico e inovação governamental em mais de 50 países. Ashoka Fellow, Fellow não residente do Conselho de Assuntos Globais de Chicago e ex-bolsista da New America.

Entre outros investimentos, Sascha fundou a Citymart, pioneira na inovação em compras urbanas em cidades globais. Líder sénior da Ashoka, assessorou organizações como a Fundação Rockefeller, a Bloomberg Philanthropies, o Aspen Institute, o Governo do Chile e o Grupo Banco Mundial. Sascha mora em Berlim e publicou recentemente o livro “The Slow Lane: Why Quick Fixes Fail and How To Achieve Real Change”.

👉 Curiosidade sobre o orador:

Sascha Haselmayer cresceu a viajar muito o que o fez ganhar um fascínio particular pelas cidades. Entediado com a escola tradicional, aprendeu a lidar com estruturas desafiantes. Estudou arquitetura no Reino Unido porque acreditava ter potencial para mudar o mundo com a especial missão de “ter um impacto na forma como as cidades funcionam”.


IULIIA MARKHEL

KEYNOTE SPEAKER

Ativista ambiental ucraniana, líder juvenil, blogger e ativista social com 20 anos de experiência. Mais conhecida por ser líder do maior movimento ambientalista na Ucrânia - Let’s Do It Ukraine - que une mais de 3,5 milhões de ucranianos. É também co-fundadora dos movimentos internacionais Let’s Do It World e School Recycling World.

Iuliia foi uma das primeiras eco-ativistas a falar sobre o “ecocídio” na Ucrânia como resultado da Guerra, e as consequências ecológicas da explosão da central hidrelétrica de Kakhovskaya, a 6 de junho de 2023. Nos primeiros dias da Guerra na Ucrânia em grande escala, criou o projeto humanitário internacional Let's Do it Ukraine SOS.

Iuliia conseguiu unir cerca de 10 mil voluntários para realizar missões humanitárias e ajudar a população ucraniana com necessidades básicas, como alimentação, roupas e produtos de higiene pessoal.

👉 Curiosidade sobre a oradora

Jovem, descontraída, “de causas”. Defende a sua visão de como aprender realmente a viver a vida sem desperdício, como chegar ao ponto de “desperdício zero” na vida. Para ser feliz basta-lhe uma bolsa, passaporte, algum dinheiro, água e alguns itens de segurança, como fósforos ou outras fontes de luz/calor.


CRISTINA CARROLA

MESA-REDONDA DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO CONTEXTO NACIONAL

Responsável pelas áreas técnicas dos Resíduos, Licenciamento Ambiental, Laboratório de Referência do Ambiente e respetiva rede regional e economia circular na Agência Portuguesa do Ambiente (APA), onde é vogal do Conselho Diretivo.

Licenciada em Engenharia Química pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa no ramo de Processos e Indústria e possui uma Pós-Graduação em Qualidade da Água e Controlo da Poluição, pelo Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

Desenvolve e acompanha temas na área do ambiente desde 1994, altura em que iniciou funções de serviço público no Instituto da Água.


LUÍS NEWTON

MESA-REDONDA DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO CONTEXTO NACIONAL

Vice-Presidente do Conselho Diretivo da ANAFRE - Associação Nacional de Freguesias, é autarca desde 2001 desempenhou várias funções, desse âmbito, tanto na antiga Junta de Freguesia da Lapa como na Câmara Municipal de Lisboa e na Assembleia Municipal de Lisboa.

Foi assessor do Secretário de Estado da Cultura entre julho de 2011 e novembro de 2012, tendo sido posteriormente nomeado assessor do Grupo Parlamentar do PSD até outubro de 2013.

Em 2013 é eleito Presidente da Junta de Freguesia da Estrela. Tem procurado aproveitar a oportunidade da Reforma Administrativa da Cidade de Lisboa para modernizar sistemas de serviço à comunidade, desde a integração de modelos tipo “CRM” para contacto com a população até soluções “smart city” para gestão territorial e otimização de meios e recursos.

No Congresso Nacional da ANAFRE de 2018 foi eleito para o Conselho Diretivo, neste momento, desde o Congresso de 2022 é Vice-Presidente. 


hervé guillaume

CONVIDADO ESPECIAL MESA-REDONDA DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO CONTEXTO NACIONAL

Delegado-geral da AVPU - Association des Villes pour la Propreté Urbaine. Criou esta associação com Magali Ordas, vice-presidente da Câmara Municipal de Versalhes em 2010. A AVPU reúne todas as grandes cidades francesas, mas também cidades de média dimensão, e inclui ainda cidades belgas, suíças e luxemburguesas. A AVPU criou um rótulo “Cidade Eco-limpa” e organiza anualmente os Troféus de Limpeza Urbana para promover iniciativas inovadoras. Em 2025, estes Troféus passarão a ser europeus.


STEPHAN AUER-STÜGER

CIDADES LIMPAS, TERRITÓRIOS VIBRANTES No topo do ranking da qualidade de vida: A experiência de Viena

Vice-presidente da Comissão do Clima e Ambiente da Câmara Municipal de Viena e porta-voz da política de proteção climática no seu grupo.


LUIS MEDINA

CIDADES LIMPAS, TERRITÓRIOS VIBRANTES Novas abordagens em Málaga

Direção Geral de Ambiente e Sustentabilidade de Málaga

Licenciado em Ciências Políticas e Sociologia pela Universidade Complutense de Madrid com dupla especialização em Relações Internacionais e Ciência Política.

Diplomado em Comércio Exterior pelo Instituto de Formação Empresarial da Câmara de Comércio e Indústria de Madrid e Diplomado em Cultura e Civilização Francesa pela Universidade de Borgoña (Dijon).

Desenvolveu a sua carreira profissional em serviços de direção comercial, marketing e direção geral, principalmente em empresas multinacionais pertencentes a setores tão diversos como o de Automoção, as Telecomunicações ou a venda direta (produtos e serviços).

Viajou extensivamente por todo o mundo e tornou-se fluente nos idiomas inglês, francês e italiano.

Em junho de 2011, deu o salto profissional para o serviço público e retornou a Málaga para fazer carga na direção geral da área de Meio Ambiente e Sustentação.

Desde 2016, também é um dos representantes titulares da Federação de Municípios e Províncias de Espanha -FEMP- na Comissão Nacional de Coordenação em Matéria de Resíduos e é membro do grupo de trabalho de especialistas em matéria de resíduos e economia circular em Dicha federação.

JOHANNA RAGNARTZ

CIDADES LIMPAS, TERRITÓRIOS VIBRANTES Europa mais limpa: construir uma estratégia comum

Presidente da Clean Europe Network e CEO da Keep Sweden Tidy desde 2014. A Clean Europe Network é uma plataforma pan-Europeia onde organizações ativas no domínio da prevenção do lixo partilham experiências, conhecimentos especializados, melhores práticas e investigação com vista a melhorar a prevenção do lixo em toda a União Europeia.

Atualmente, 12 Estados-membros da UE, Noruega e Suíça estão direta ou indiretamente representadas nesta rede, com potencial para atingir mais de 50% da população da União Europeia nos seus programas.


alexandra nunes

MESA-REDONDA PRESSÃO TURÍSTICA, GRANDES EVENTOS E MULTICULTURALISMO: NOVAS REALIDADES PARA OS MUNICÍPIOS E O QUE MUDA NA LIMPEZA URBANA

Chefe de Divisão de Limpeza Urbana do Município do Funchal licenciada em Engenharia do Ambiente pela Universidade do Algarve e pós-graduada em Gestão Empresarial pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa.

Iniciou a sua atividade profissional em 2006 no Departamento de Ambiente da Câmara Municipal do Funchal, onde desenvolveu competências na área da gestão de resíduos. Desde então, participou nos vários projetos desenvolvidos pela Câmara Municipal do Funchal, no âmbito da gestão dos resíduos sólidos, com destaque no projeto da criação e desenvolvimento do serviço de Caracterização Física de Resíduos Sólidos com a aplicação de agravamentos e bonificações da taxa de gestão de resíduos sólidos, segundo o Regulamento Municipal de Resíduos Sólidos e de Comportamentos Poluentes.

Atualmente e desde 2015 desempenha a função de Chefe de Divisão de Limpeza Urbana onde é responsável por organizar toda a limpeza urbana do Município do Funchal, campanhas de limpeza, toda a logística para a limpeza dos espaços após grandes eventos, gerir técnica e administrativamente os meios e equipamentos de limpeza, analisar as sugestões, propostas e reclamações apresentadas pelos munícipes/entidades e garantir que a Cidade do Funchal esteja limpa, todos os dias do ano.


LUÍS LOPES

MESA-REDONDA PRESSÃO TURÍSTICA, GRANDES EVENTOS E MULTICULTURALISMO: NOVAS REALIDADES PARA OS MUNICÍPIOS E O QUE MUDA NA LIMPEZA URBANA

Vereador na Câmara Municipal de Amadora

Advogado (inscrição suspensa); Mestrando em Políticas Públicas, no Instituto Universitário de Lisboa-ISCTE; Licenciado em Direito pela Universidade Autónoma de Lisboa; Formador no Centro de Formação Profissional para o Sector Alimentar na área de Direito de Trabalho; Deputado da assembleia municipal da Amadora; Curso de Pós-Graduação em Direito do Trabalho e da Segurança Social no ISLA; Membro e líder de grupo parlamentar da Assembleia de Freguesia da Reboleira. 


CARLOS MANSO

MESA-REDONDA PRESSÃO TURÍSTICA, GRANDES EVENTOS E MULTICULTURALISMO: NOVAS REALIDADES PARA OS MUNICÍPIOS E O QUE MUDA NA LIMPEZA URBANA

Presidente do Conselho de Administração da Infralobo

Nascido a 23 de maio de 1976 em Olhão, completou o ensino secundário na Escola Francisco Fernandes Lopes em Olhão tendo sido eleito Presidente da Associação de Estudantes para o mandato de 1995 a 1997.

Licenciou-se em Gestão de Empresas em 2001 e fez uma especialização em Gestão Empresarial em 2012, ambas pela Faculdade de Economia da Universidade do Algarve.

Iniciou a atividade profissional na área de Auditoria/Revisão de Contas ingressando na ISABEL PAIVA, MIGUEL GALVÃO & ASSOCIADOS, SOCIEDADE DE REVISORES DE CONTAS, Lda em 2001, tendo permanecido na empresa até 2008, altura em que aceita o desafio para Diretor Administrativo e Financeiro da VISUALFORMA, S.A., em que após um pequeno período e devido ao gosto pelo setor da água aceita trabalhar na INFRALOBO em2009, primeiro como Diretor Administrativo e Financeiro até 2018, passando por um breve período como Diretor Geral e desde Agosto de 2018 como Presidente do Conselho de Administração. 

Paralelamente e simultaneamente exerceu funções como Diretor Administrativo e Financeiro na AMBIOLHÃO em 2011, ano da sua fundação, e como membro da Direção da ACASO – Associação Cultural e de Apoio Social de Olhão no mandato de 2008 a 2011.

Foi membro fundador da delegação regional da Ordem dos Economistas em2013, permanecendo como membro da Direção Regional até Dez/2021, altura em que é eleito como Membro da Direção Nacional da Ordem dos Economistas para o mandato de 2021-2025.


PAULO LEAL

MESA-REDONDA EXPERIÊNCIAS COM DESCARBONIZAÇÃO E SOLUÇÕES INTELIGENTES

Diretor técnico e operacional Cascais Ambiente.


DALILA SEPÚLVEDA

MESA-REDONDA EXPERIÊNCIAS COM DESCARBONIZAÇÃO E SOLUÇÕES INTELIGENTES

Diretora do Dpto. de Ambiente e Sustentabilidade do Municípios de Guimarães

É Diretora do Departamento de Ambiente e Sustentabilidade do Município de Guimarães, e coordenadora da Missão das 100 Cidades de Guimarães para a neutralidade climática.

Mestre em Engenharia e Gestão Ambiental e Finalizou os Estudos Avançados em Gestão e Tratamento de Resíduos do programa Doutoral da Universidade do Minho.

Membro do Conselho de Administração do CVR – Centro para a Valorização de Resíduos e Vice-Presidente do Laboratório da Paisagem.

As principais temáticas de trabalhão são a gestão de Resíduos, implementação de sistemas PAYT, higiene urbana, ação climática e economia circular.  É coordenadora do Indicador da Gestão de Resíduos e Economia Circular  da candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia.

Vencedora do Green Projects Awards – Obra prima escrita original em 2014. É autora e coautora de várias publicações científicas.


LUIS ASSUNÇÃO

MESA-REDONDA EXPERIÊNCIAS COM DESCARBONIZAÇÃO E SOLUÇÕES INTELIGENTES

Administrador na Porto Ambiente

 Licenciatura em Gestão e Sistemas de Informação, pelo IESF - Instituto Superior de Estudos Financeiros e Fiscais. Desde 2017 Administrador Executivo da Porto Ambiente - Empresa Municipal de Ambiente do Porto, E.M., S.A. 

2013–2017 Adjunto da Vereação do Pelouro da Inovação e Ambiente Câmara Municipal do Porto 

2004–2013 Coordenador de Gestão de Clientes na DOMUSSOCIAL, E.E.M 

2002–2004 Técnico Informático e Gestão de Compras na DOMUSSOCIAL, E.E.M implementação de processos digitais 

1999–2002 Colaborador da área financeira COAST, S.A. 


JORGE ALMEIDA

MESA-REDONDA EXPERIÊNCIAS COM DESCARBONIZAÇÃO E SOLUÇÕES INTELIGENTES

Presidente da Câmara Municipal de Águeda


JOEL CURADO

UM SERVIÇO À PROVA DE FUTURO Novas tecnologias: Que oportunidade para as cidades na Limpeza Urbana?

Managing director of business development na CasperLabs, especialista em digitalização e smart cities

Diretor-Geral de Desenvolvimento de Negócios da CasperLabs, responsável pelo desenvolvimento de negócios e parcerias em todo o mundo. Joel tem mais de 17 anos de experiência na indústria de tecnologia e no vertical das Smart Cities, tendo trabalhado anteriormente na Cisco Systems como parte da iniciativa Country Digital Acceleration da Cisco para a Suíça.

 Joel é doutorado em Ciências e Tecnologia da Informação, com pesquisa nas aplicações e implicações das tecnologias de contabilidade descentralizada para empresas e espaços de cidades inteligentes nas vertentes Logística/Cadeia de Suprimentos.

 Como professor adjunto no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa e na IE Business School, Joel ensina e inspira a próxima geração de líderes e inovadores digitais. Além disso, é Fellow do Blockchain & Climate Institute, Membro do Fórum Económico Mundial e Co-Presidente do Conselho Consultivo da IE Business School, contribuindo para o avanço de tecnologias emergentes para ações climáticas e sustentabilidade.

Joel tem um MBA Executivo pela IE Business School, é Economista e especializado em Políticas Públicas pela Harvard Kennedy School of Government.


CHRISTIAN LANGE

MESA-REDONDA OS CONSTRUTORES DO FUTURO

CEO e Fundador Glutton

Após 8 temporadas de automobilismo (Karting, Fórmula Ford Benelux Europe WorldCup e Rally Coupe 205 Gti 87), criou a SA Lange Christian (O verdadeiro especialista em jardinagem Equipamento) em 1988. Em 1994, projetou o aspirador de resíduos urbano "Glutton®" (calor motor), vendido desde 1996. Em 2001, Lange parou com o “Garden”, foco no Glutton®, que se tornou Elétrica em 2007. Grande sucesso, crescimento médio de 30%/ano desde 2005. Hoje, 7.000 cidades usam Glutton® em 70 países, em 5 continentes.... O futuro está à frente com o novo geração de Glutton® Zen® (varredora rodoviária 100% elétrica e 100% fabricada pela Glutton®). Hoje, o volume de negócios da empresa é > 16000000 EUR.


JAVIER CASAJÚS

MESA-REDONDA OS CONSTRUTORES DO FUTURO

Senior Product Project Manager da Contenur


ANDREAS VON KAENEL

MESA-REDONDA OS CONSTRUTORES DO FUTURO

CEO e Fundador Cortexia.

Fundou a Cortexia em 2016 com o intuito de fornecer ferramentas de gestão modernas para melhorar a limpeza e reduzir o impacto ambiental das cidades.

Atualmente, cidades como Basileia, Genebra, GPSO (Grand Paris Seine Ouest), Bordéus, Estrasburgo, Frankfurt, Hamburgo, Utrecht ou Charleroi, bem como empresas como a Veolia ou a Suez, utilizam indicadores de qualidade para gerir as suas operações de limpeza. Deste modo, demonstram melhorias mensuráveis a nível de limpeza urbana e na utilização eficiente dos seus recursos.

Os serviços de limpeza urbana desempenham um papel crucial na qualidade de vida nas nossas cidades. Esta é também a força motriz da Cortexia: “estamos empenhados em trabalhar com eles não para limpar mais, mas para limpar melhor, contribuindo assim para cidades mais sustentáveis”.


KATHARINA PAOLI

ESTRATÉGIAS BOTTOM-UP: LIMPEZA URBANA FEITA PARA E COM AS PESSOAS Nudging: Como despertar a mudança

Fundadora e CEO da Nudgd , e Presidente da rede Nudging da Suécia.

Katharina é empreendedora, consultora de sustentabilidade e palestrante profissional com experiência em estratégia de comunicação com foco em Responsabilidade Social Corporativa e cidades sustentáveis. Detém boa experiência na implementação de projetos de impacto comportamental onde o nudging foi aplicado como método e conduziu projetos tanto para autoridades municipais, como para empresas. Já trabalhou, entre outros setores, na promoção da tecnologia ambiental sueca para a Embaixada da Suécia, em Pequim; e para a Nordic Innovation House, no Vale do Silício. Katharina é Membro do Climate Reality Leadership Corps – a rede global de líderes de Al Gore que aborda a questão climática.


JEAN-FRANÇOIS MOLLE

ESTRATÉGIAS BOTTOM-UP: LIMPEZA URBANA FEITA PARA E COM AS PESSOAS Campanhas que fazem a diferença

Presidente da Gestes Propres

Formou-se na École Polytechnique em 1972-1975 e depois na École Nationale du Génie Rural, des Eaux et des Forêts (engenharia rural e florestal).

Trabalhou 12 anos como funcionário público em Paris e Bruxelas na área de energias renováveis e biomassa.

De 1988 a 2002, trabalhou no grupo Danone como responsável pela segurança alimentar, assuntos regulatórios e desenvolvimento sustentável do grupo.

Em seguida, dirigiu o seu próprio negócio como consultor nessas áreas até 2022. É presidente da associação “Gestes Propres” desde 2010 e vice-presidente da Clean Europe Networkk desde 1997.


CATARINA CONDE

MESA-REDONDA VANDALISMO, SEGURANÇA E FALTA DE CIVISMO: COMO RESOLVER?

Directora do Dep. de Ambiente e Espaço Público na Câmara Municipal de Vila Franca de Xira

Licenciada em Arquitetura Paisagista pela UTL/Instituto Superior de Agronomia (Junho 2003) e Mestre em Reabilitação Urbana e Arquitetónica pelo ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa  (Fevereiro 2010). 

Tendo ingressado na Câmara Municipal de Vila Franca de Xira em 2003, como técnica superior de arquitetura paisagista, é atualmente Diretora do Departamento de Ambiente e Espaço Público, desde 2018. De 2011 a 2018 , foi Chefe de Divisão do serviço responsável pela gestão do espaço público, ambiente e sustentabilidade, acumulando, desde 2013, a responsabilidades do setor de gestão e recolha de resíduos urbanos.  


VASCO MORGADO

MESA-REDONDA VANDALISMO, SEGURANÇA E FALTA DE CIVISMO: COMO RESOLVER?

Presidente da Junta de Freguesia de Santo António, Lisboa

Neto da atriz Laura Alves e do ator, empresário e produtor de espetáculos Vasco Morgado, de quem herdou o nome, Vasco André Lopes Alves Veiga Morgado nasceu em Lisboa, em março de 1974. Filho de Vasco Morgado Jr. e da atriz Vera Mónica, Vasco Morgado tem ligações fortes ao mundo do teatro, tendo, na sua juventude colaborado em diversas peças teatrais.

Desde cedo habituado a trabalhar, em restaurantes, discotecas e sempre no teatro, aos 22 anos, Vasco Morgado decide alistar-se no corpo de Bombeiros Voluntários da Ajuda, onde chegou a Bombeiro de primeira classe e presidente da mesma associação durante três anos. Apaixonado pelo futebol, assume sem reservas o seu benfiquismo, tendo sido o speaker oficial da Seleção Nacional, durante 20 anos.

No seu curriculum conta ainda uma passagem, como Diretor Técnico, do Teatro Villaret, em Lisboa. Em 2005 e após um desafio auto-imposto de melhorar a sua comunidade, Vasco Morgado assume o cargo autárquico de Secretário da Junta de Freguesia de São José sendo, em 2009, eleito Presidente da Freguesia de São José. Após a reorganização administrativa da cidade de Lisboa, em 2013, Vasco Morgado candidata-se novamente e desde essa data ocupa o cargo de Presidente da Freguesia de Santo António de Lisboa, que resulta da união das três freguesias – São José, São Mamede e Coração de Jesus - tendo vencido já três desafios eleitorais nesta Freguesia, o último dos quais com maioria absoluta – prova inequívoca do trabalho e valor que lhe é atribuído pelos seus fregueses.

Vasco Morgado tem como lema, desde o início do seu trabalho autárquico, a dedicação e trabalho Para as Pessoas da sua Freguesia e é responsável, com a equipa que lidera, por grandes e inovadores projetos autárquicos nomeadamente nas áreas da ação social e cultura. Neste, que é o seu último mandato à frente da Freguesia de Santo António, por imposição legal, Vasco Morgado pretende deixar um legado de trabalho, dedicação e serviço público, sempre com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas. 


RUI BRAGA

MESA-REDONDA VANDALISMO, SEGURANÇA E FALTA DE CIVISMO: COMO RESOLVER?

Vice-presidente da Câmara Municipal do Barreiro

Nascido a 23-02-1976, é atualmente o Vice-Presidente da Câmara Municipal do Barreiro desde setembro de 2021. Responsável por diversas divisões municipais, lidera o Departamento de Gestão da Cidade e participa ativamente no conselho de Administração dos Transportes Coletivos do Barreiro (TCB).

É atualmente Vereador da Autarquia, desempenhando papéis cruciais em áreas como o Planeamento, Ambiente e Mobilidade, Higiene Urbana e Fiscalização, desde outubro de 2017.

Anteriormente, contribuiu para o setor privado como Gestor no Grupo White Impact e na Agolada – Love XL. Destacando-se no turismo, presidiu a Associação do Turismo Mangualde – Cidade de Excelência, e de 2008 a 2017, liderou como CEO a Live It Well Events, pioneira na criação da Praia Artificial de Mangualde na Europa.

Nos primeiros anos de sua carreira, adquiriu experiência como Técnico de Tráfego na TAP Portugal, de junho de 1994 a agosto de 2010. A sua trajetória reflete um compromisso sólido com o desenvolvimento comunitário e inovação em diversos setores. 


PEDRO SANTANA

INOVAÇÃO EM CURSO Como usar Blockchain? A experiência da Logoplaste

Gestor de projetos na Logoplaste Innovation Lab

Formado em engenharia mecânica pela Universidade Nova de Lisboa e atua como Gestor de Projetos no Logoplaste Innovation Lab. Com experiência em diversas indústrias e áreas de engenharia, dedicou-se ao desenvolvimento de produto e à gestão de projetos ao longo de sua carreira. Atualmente, gere iniciativas voltadas para o desenvolvimento e validação de novos materiais e tecnologias, com foco na circularidade e sustentabilidade de embalagens rígidas de plástico.


UMBERTO ANDRIOLO

INOVAÇÃO EM CURSO Mapeamento de lixo marinho na zona costeira com drones: potencialidades para praias e dunas mais limpas

Investigador doutorado do INESC Coimbra

Trabalha, há mais dez anos, na monitorização da zona costeira portuguesa com deteção remota. Em conjunto com o Gil Gonçalves, investigador do INESC Coimbra e Professor na Universidade de Coimbra, conceptualizaram e desenvolveram o projeto UAS4Litter, que visou a implementação duma framework para a caraterização do nível de poluição de praias e dunas com a tecnologia drone. Os avanços técnicos e científicos do projeto oferecem grandes oportunidades de apoio às metodologias que visem a mitigação da praga do lixo marinho, e de modo geral, o aumento da qualidade ambiental da costa portuguesa. O projeto UAS4Litter despertou um grande interesse na comunidade cientifica internacional, e criou sinergias únicas com entidade públicas do Japão, Brasil, e Itália.


FRÉDÉRIC LALLEMAND

INOVAÇÃO EM CURSO Eletrificação na Limpeza Urbana

Chief Commercial Officer da Fayat Environmental Solutions


ISMAEL CASOTTI RIENDA

RUMO AO DESPERDÍCIO ZERO Zero Waste Cities: da intenção ao compromisso

Mentor dos programas Zero Waste City e Zero Waste Business em Portugal

Licenciado em Ciências do Ambiente pela universidade de Granada (Espanha) e Mestre em Ciências e Engenharia do Ambiente pelas universidades de Aalborg (Dinamarca), Autónoma de Barcelona (Espanha) e Aveiro (Portugal).

Doutor em Ciências e Engenharia do Ambiente pela universidade de Aveiro (Dezembro 2023).

Mentor dos programas Zero Waste City e Zero Waste Business em Portugal, assim como auditor dos mesmos programas nos restantes países europeus para a organização Zero Waste Europe e a sua spin-off Mission Zero Academy. 

Membro da Direção da associação ZERO. 


VERA NEVES

MESA-REDONDA ESTRATÉGIAS LOCAIS PARA DIMINUIR O DESPERDÍCIO

Coordenadora Unidade de Ambiente da Câmara Municipal de São João da Madeira

Licenciada em Engenharia do Ambiente, iniciei funções na Câmara Municipal de S. João da Madeira em 2004, com a implementação do projeto participativo de desenvolvimento sustentável - Agenda 21 Local e Escolar.

É responsável pela criação, desenvolvimento e implementação de diversos projetos como por exemplo “Hortas Urbanas de Fundo de Vila”, Marcadinhos Sustentáveis, Centro de Recursos de Material Ortopédico tendo por base a reciclagem de tampinhas de plástico. Coordenação do Ecocentro Municipal e de vários projetos financiados, nomeadamente:

Responsável pela criação, desenvolvimento e implementação do Projeto “Conservação e Dinamização do Parque do Rio Ul”, financiada pelo Portugal 2020;

Coordenação e implementação do Projeto “Logística Descarbonizada e Economia Circular para Mercados Tradicionais de Frescos”, financiado pelo Fundo Ambiental;

Criação, desenvolvimento e implementação do Projeto “Recolha Seletiva Porta-a-Porta Integrando um Sistema PAYT”, financiado pelo POSEUR;

Representante técnica do Município de S. João da Madeira no Projeto “D-Noses”, financiado pelo Horizonte 2020.

Criação, desenvolvimento e implementação do Projeto “Recolha Seletiva de Biorresiduos”, financiada pelo POSEUR.

Recentemente assumiu a coordenação da Unidade do Ambiente da Câmara Municipal.


JORGE RODRIGUES DE ALMEIDA

MESA-REDONDA ESTRATÉGIAS LOCAIS PARA DIMINUIR O DESPERDÍCIO

Managing director da RdA Climate Solutions

Fundador e Managing Director da RdA Climate Solutions, uma boutique de consultoria independente e especializada em estratégias de mitigação e adaptação às alterações climáticas. Especialista em energia e alterações climáticas com quase 20 anos de experiência a nível Europeu. Atualmente é Chairperson do HOOP Circular Investors Board.

Mais informações: https://pt.linkedin.com/in/jorgerodriguesdealmeida


HUNTER ALDER

MESA-REDONDA ESTRATÉGIAS LOCAIS PARA DIMINUIR O DESPERDÍCIO

Fundador do movimento REFOOD

Americano-Alfacinha (por nascimento e por escolha), nasceu em Richmond, Virgínia, no século e milénio passado. Estudou História e Geografia na Universidade de Carolina do Norte. Depois anos como um empreendedor em série, mudou a sua geografia para Lisboa e, em 2011, mudou também a sua própria história, com a criação do Movimento Refood, esforço 100% voluntário, que transforma desperdício alimentar em nutrição.


AUSENDA OLIVEIRA

QUEM FAZ PARTE DA LIMPEZA URBANA: DO CEO AO CANTONEIRO Felicidade organizacional num setor desafiante

Especialista em Bem-estar e Felicidade Organizacional

Presidente da Comissão Técnica 219 | Bem-Estar e Felicidade Organizacional; Coordenadora da pós-Graduação em Gestão do Bem-Estar e Felicidade Organizacional (Egas Moniz); Professional Certificate in Executive Coaching (Henley Business School); Investigadora colaboradora do projeto “Perspetivas sobre a Felicidade. Contributos para Portugal no World Happiness Report (ONU)”; Pós-Graduada em Coaching Executivo (NovaSBE); Pós-Graduada em Gestão de Pessoas e Felicidade Organizacional (Universidade Atlântica); Bucket List Coach (Certificada); Empresária (desde 1992); Docente no Ensino Superior (1985-2014); Mestre em Biotecnologia - Eng. Bioquímica (IST/UTL); Licenciada em Química Aplicada/Biotecnologia (FCT/UNL).


MÓNICA DAVID

MESA-REDONDA EQUIPAS FELIZES

Diretora de Departamento de Valorização de Recursos Humanos na Cascais Ambiente

Licenciada em Psicologia Clínica pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa; Master em Direção e Gestão de Recursos Humanos pelo IMF; Psicoterapeuta; Docente de Pós Graduação em Gestão do Bem Estar e Felicidade Organizacional na Egas Moniz School of Health & Science.


PETRA LOUREIRO

MESA-REDONDA EQUIPAS FELIZES

Responsável pelo contrato da Veolia Portugal de Recolha de Resíduos Municipais e Limpeza Urbana do Municipio de Aveiro

Licenciada em Engenharia Biológica, ramo de Tecnologias Ambientais, com uma Pós-Graduação em Engenharia Humana, foi entre 2010 e 2018 responsável por contratos de resíduos municipais nos distritos de Braga, Beja e Faro.


PAULA CAMPOS

MESA-REDONDA EQUIPAS FELIZES

Administradora Executiva da AGERE – Empresa de Águas, Efluentes e Resíduos de Braga, EM

Nasceu no Porto a 27 de julho de 1967. Licenciada em Engenharia do Ambiente pela Universidade de Aveiro e Pós-graduada em Tecnologias do Ambiente na Universidade do Minho.

Na sua atividade profissional, de janeiro de 1991 a novembro de 2000 exerceu funções de Engenheira Projetista na Área do Tratamento de Água e Águas Residuais nas Empresas Dupermo, Lda e EFACEC Ambiente, S.A..

De outubro de 1996 a fevereiro de 1998 foi Professora Convidada da Escola Superior de Tecnologia e Gestão – Instituto Politécnico de Viana do Castelo, exercendo as funções de Docente do Bacharelato de Engenharia Civil e do Ambiente e sendo responsável pela disciplina de Tratamento de Águas Residuais.

De novembro de 2000 a setembro de 2015 exerceu funções na empresa AGRI-PRO AMBIENTE Consultores, Lda., como Engenheira do Ambiente e tendo sido responsável pela Gestão e Monitorização Ambiental em diversas Empreitadas, Coordenadora de Estudos de Impacte Ambiental de diferentes infraestruturas e, ainda, Projetista na Área do Tratamento de Água e Águas Residuais.

De outubro de 2015 até julho de 2018 exerceu a função de Consultora Sénior em Engenharia do Ambiente em vários Projetos Ambientais Nacionais e Internacionais.

Desde junho de 2018 exerce o cargo de Administradora Executiva da AGERE – Empresa de Águas, Efluentes e Resíduos de Braga, EM.