OLIMEC: Os serralheiros que relançaram a marca Farid em Portugal

olimec_2.jpg

A Olimec surgiu em 2016 na cidade da Maia como uma empresa de manutenção de veículos de recolha de resíduos urbanos e de limpeza urbana. “Somos mecânicos e serralheiros”, resume Juliana Oliveira, co-fundadora e diretora geral da Olimec, embora a empresa esteja a ampliar a sua atividade. Começou com 5 funcionários, hoje são 30 dos quais 20 são serralheiros.

“Fizemos o caminho ao contrário dos nossos concorrentes, começámos pela manutenção das viaturas e só depois pela parte comercial das viaturas e da marca. Agora é que estamos a trabalhar a parte comercial. Somos o distribuidor oficial da marca italiana Farid, que em Portugal tinha perdido muita quota de mercado na última década”.

“Agora estamos a trabalhar para ser uma referência na venda e comercialização de superestruturas novas, nomeadamente da Farid, uma marca italiana de gama média/alta”, salienta a responsável da empresa.

olimec_cronologia.jpg

História e evolução da Olimec

olimec_1.jpg

Com uma história de apenas 5 anos, aquela que começou como uma start-up é reconhecidamente uma referência no sector em matéria de pós venda e manutenção.

O ano de 2020 foi muito intenso e preenchido, desde logo com a pandemia que afetou todas as atividades e exigiu uma reformulação no modo de trabalhar, mas nem por isso o crescimento da empresa foi condicionado.

Em 2020 a Olimec passou a ter 7 carrinhas técnicas de assistência aos veículos, ampliando a oferta e permitindo uma cobertura de Norte a Sul do País.

Com 2 oficinas a trabalhar em pleno, na Maia e em Palmela, o ano de 2020 trouxe à Olimec novos e importantes clientes fora do sector dos resíduos, com grandes frotas.

Mas provavelmente o feito mais importante de 2020 seja o facto da empresa ter começado a adquirir as superestruturas em kit, procedendo à sua montagem na oficina da Maia. Até ao 2º semestre de 2020 o processo era todo feito em Itália.

“Agora os camiões já não fazem estes km todos. Cada um traz 3 kits e isso permitiu-nos não só conseguimos reduzir custos, mas também prazos de entrega mais reduzidos. Tornámo-nos mais competitivos e os nossos clientes podem acompanhar a montagem e adaptação das caixas aos seus veículos”, aponta Juliana Oliveira, que recorda ainda o impacto positivo no ambiente graças à redução das emissões.

Esta alteração do serviço na Olimec permitiu a criação de 3 novos postos de trabalho diretos no departamento técnico e a compra de componentes a mais de 50 fornecedores nacionais.

É neste contexto que o ano de 2021 deverá manter a linha de crescimento que se tem verificado na Olimec: “vamos continuar a crescer, apostando na qualidade do serviço que prestamos, na inovação e na valorização da equipa, tentando sempre reduzir os nossos impactos ambientais, porque também contribuímos para a sustentabilidade”, remata a responsável.

Exemplo disso são as ações de redução de produção de resíduos implementadas nas instalações da empresa e a participação no Pacto Português para os Plásticos.

A Serralheira de Coração

Juliana-Oliveira_Olimec_Maia.jpg

Juliana Oliveira

Co-fundadora e diretora geral da Olimec

 Quando arrancou com o negócio, há cinco anos, era “a miúda que reparava camiões do lixo”. Agora com 33 anos, Juliana Oliveira, não perdeu a aparência de miúda, mas o trabalho desenvolvido entretanto na Olimec granjeou-lhe o reconhecimento dos seus pares e do sector.

“Era muito nova e sem experiência na área, num mundo feito unicamente de homens e eles, claro, estranhavam”, explica a serralheira de coração, com diz a própria. De coração, porque não sendo a sua formação (é formada em Economia) esse é, de facto, o grande elemento diferenciador da Olimec. “Somos serralheiros com muita experiência e conhecimento, mas a Olimec não é uma serralharia de esquina”, observa a responsável com orgulho.

E foi o coração que decidiu na hora de deixar o emprego numa consultora multinacional e agarrar no negócio do avô, a Joaquim de Oliveira Lda. “O meu avô reparava camiões do lixo, na Maia, mas a dada altura o negócio não estava a correr bem. Por isso, decidi agarrar na empresa da família, queria dar-lhe continuidade”. Com um colega da consultora onde até então trabalhava criou a Olimec, especializada em mecânica, metalomecânica, serralharia, pneumática e hidráulica, que conta com funcionários com mais de 40 anos de experiência na área, porque sempre trabalharam para a sua família. Um deles, por exemplo, é o encarregado geral, que é na realidade “um engenheiro de conhecimento”.

Mais informação consulte Olimec.