Vencedores dos Prémios Cidade+ 2023

 


REPLAY - Repensar os brinquedos e o brincar

CATEGORIA INOVAÇÃO E CONHECIMENTO

O REPLAY é um projeto da Zero Waste Lab e da Precious Plastic Portugal, cujo objetivo é acabar com a deposição de 30 milhões de brinquedos em aterro e incineração, promovendo a criação de redes circulares mobilizadas por comunidades municipais para recolher, reparar e doar brinquedos ou reciclar criativamente os seus materiais. O projeto-piloto juntou 44 pontos de entrega em 11 cidades espalhadas pelo território continental e mais de 120 parceiros transversais à sociedade. Visiona a criação de um sistema de responsabilidade alargada do produtor aos brinquedos, de forma inovadora, participada e regionalmente mais independente, para trazer benefícios diretos de volta às comunidades.


Recolha Seletiva de Biorresíduos em Cascais

CATEGORIA ESTRATÉGIA MUNICIPAL PARA A SUSTENTABILIDADE

Com a obrigação da recolha seletiva de Biorresíduos a partir de 2024, Cascais iniciou de forma inovadora a sua recolha através de sacos verdes óticos. O sistema permite também inovar e facilitar a deposição deste novo fluxo de resíduos, uma vez que não existem constrangimentos com horários de deposição dos resíduos, convidando os munícipes a fazerem uma melhor separação dos seus Biorresíduos, mas também promovendo a eficácia e a eficiência da recolha, pela utilização dos contentores de recolha indiferenciada já existentes na via pública, não onerando os custos deste serviço, pela aquisição de nova contentorização de via pública e de viaturas e contratação de recursos humanos afetos a este serviço.


Plano de ações do Ecocentro Municipal de Aveiro

CATEGORIA PARTICIPAÇÃO PÚBLICA E CIDADANIA

O plano de ações do Ecocentro Municipal, dinamizado pela VEOLIA Portugal, visa disponibilizar o espaço a toda a comunidade (desde as crianças aos seniores, das famílias à comunidade escolar, das associações às empresas) através de várias atividades mensais que colocam em prática a hierarquia de gestão de resíduos, com a prevenção como prioridade. A sua localização, aliada à inesperada utilização do ecocentro para esta finalidade por parte da população local, cria o maior desafio deste projeto. No entanto, a participação tem apresentado desde início uma tendência de crescimento, tendo atingido até ao final de junho de 2023 um total de 1705 participantes.


Participação nos resultados da Empresa- Todos trabalhamos para o sucesso

CATEGORIA EQUIPAS FELIZES

Com o objetivo de reconhecer e valorizar o desempenho dos seus colaboradores, onde se incluem os profissionais de limpeza urbana e recolha de resíduos, a AGERE incluiu no Acordo de Empresa assinado em 2020, e renovado em 2023, uma cláusula que prevê a participação nos resultados da empresa pelos trabalhadores e assente numa avaliação de desempenho positiva. Desta forma, é possível garantir o alinhamento entre a estratégia da empresa e o papel de cada colaborador, considerando esta distribuição de resultados como um estímulo a um melhor desempenho e a um maior compromisso com a empresa, sempre em linha com os valores e cultura da AGERE.


Prémios Especiais

 

O nosso "Special One"

PERSONALIDADE DO ANO

O Cristiano Sousa entrou na OLIMEC em Dezembro de 2021 através do Projeto Workability, um programa para a empregabilidade de pessoas com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA).

Atualmente, o Cris integra o departamento de aprovisionamento da OLIMEC, sendo responsável pelo embalamento de encomendas, registo e separação de stock, contagem e receção de mercadorias.

As pessoas com PEA crescem e tornam-se adolescentes e depois adultos com PEA, e vivenciam os mesmos desafios que qualquer ser humano neste processo de vida, para além das exigências que as suas diferenças acarretam. Assim, os desafios acabam por ser maiores devido às suas particularidades, mesmo nos casos mais ligeiros. O isolamento social e, consequentemente, condições como a depressão e a ansiedade, acabam por surgir no seu desenvolvimento, com implicações ainda mais nefastas para o seu bem-estar emocional e a vivência da sua humanidade. Muitas vezes com agravamento das características de PEA. O índice médio de felicidade é também uma realidade para as pessoas com PEA e para as suas famílias, que muitas vezes têm que ultrapassar barreiras e desafios que estão acima do humano para encontrarem o seu bem-estar e a sua felicidade. O bem-estar do ser humano passa por ter condições de vida adequadas de várias perspetivas, incluindo um emprego que lhe permita sentir-se útil e realizado.


Equipamento Responsável

CAMPANHA DO ANO

Contrariamente à generalidade dos clubes de futebol, esta época, o Estoril Praia decidiu não apresentar novos equipamentos, mas sim reutilizar os equipamentos da época passada.

Esta chamada de atenção para a necessidade de todos moderarmos o consumo de vestuário vem no seguimento da campanha realizada o ano passado com as mesmas camisolas, não apenas feitas de material reciclado, mas com um forte apelo à reciclagem: os nossos equipamentos representam as cores do ecoponto (amarelo, azul e verde) e o design impresso nas camisolas representa plástico, na amarela, papel, na azul, e vidro, na verde.

Como sabemos, nos últimos anos, com preços mais baixos e acesso mais facilitado à compra de vestuário, o consumo cresceu de forma exponencial, fazendo com que utilizemos cada vez menos a roupa que compramos. Segundo a Agência Portuguesa do Ambiente, os portugueses deitam fora 200 mil toneladas de roupa todos os anos. A indústria têxtil é considerada uma das mais poluentes, com impactos significativos ao nível do consumo de água, da erosão dos solos, da emissão de CO₂ e dos resíduos e desperdícios resultantes.

A indústria do desporto profissional – utilizadora intensiva de vestuário desportivo e incentivadora de compra anual de equipamentos desportivos por parte dos respetivos adeptos – também tem parte desta responsabilidade. Com um vídeo vibrante, o Estorial Praia tentou chamar a atenção dos adeptos do desporto-rei para a necessidade, urgente, de moderar o consumo. Jogadores e adeptos, em tronco nu, mostram que o verdadeiro apoio ao Estoril Praia, mais do que no que vestem, está no que sentem.


Wastemaster - As primeiras papeleiras inteligentes do país

EQUIPAMENTO DO ANO

A Wastemaster é a solução sustentável que fornece uma gestão de resíduos em qualquer espaço público. O processo de recolha é 85 % mais eficiente, com reduções semelhantes na pegada ecológica. Dispõe de um compactador interno de baixo consumo, alimentado por um painel solar instalado no topo da papeleira que reduz até oito vezes o volume dos resíduos, quando comparado com uma papeleira normal.

A construção sólida em aço torna esta papeleira altamente robusta e resistente a atos de vandalismo. O depósito de resíduos pode ser bloqueado e desbloqueado remotamente, se necessário por razões de segurança.

Disponíveis vários modelos com diferentes dimensões. A versão Wastemaster 120 utiliza um contentor convencional de 120 litros. A versão Wastemaster 200 um contentor de 200 litros e a versão Wastemaster 240 um contentor de 240 litros. O processo de descarga pode ser efetuado através de recolha manual ou mecânica. São simples de esvaziar com condições de trabalho ergonómicas e seguras.

Através de uma plataforma de gestão online, é possível consultar o estado de enchimento das papeleiras, notificando os responsáveis automaticamente caso as mesmas atinjam o seu nível máximo de enchimento, permitindo aumentar a eficiência das rotas de recolha dos resíduos, reduzir o número de viagens e de mão de obra, resultando numa poupança de combustível e, consequentemente, uma redução das emissões de CO₂.