Certoma: 1ª varredoura a hidrogénio do país vai estar no III Encontro Nacional de Limpeza Urbana

A primeira varredoura a hidrogénio está a chegar em Portugal (imagem ao lado ) pela mão da Certoma.

Estará em Braga, no III Encontro Nacional de Limpeza Urbana, onde todos os participantes poderão atestar o seu desempenho no Urban Cleaning Expo.

É a grande inovação nas varredouras e na limpeza urbana em geral. Várias cidades europeias como Paris, Barcelona, Madrid, Amesterdão, Roma, deram luz verde a esta varredoura que brevemente integrará as frotas de limpeza.

Outra inovação que será apresentada neste encontro é a 1ª varredoura eléctrica de grandes dimensões (5 m3) do país. A RAVO eSeries é a única varredoura compacta do mundo totalmente elétrica e com uma autonomia capaz de fazer dois turnos por dia sem necessidade de carregamento. “Cascais será a nível nacional a primeira localidade a ser equipada com a RAVO eSeries colocando-se, assim, ao nível de Berlim, Roma e Barcelona”, afirma José Alfredo, presidente da Certoma.

A varredoura da Gluton é outra das novidades apresentadas pela Certoma no evento da ALU. Com 1 m3, a Zen tem a particularidade de fazer o controlo de poeiras, como as demais, ou a seco, uma vez que possui um filtro de grande capacidade, sendo por isso um equipamento adequado para o setor urbano, como para o setor industrial.

José Alfredo, o criador do lema “a qualidade aproxima-nos”

Certoma 2.jpg

É o mentor, o estratega e a alma da Certoma. José Alfredo iniciou a empresa há 35 anos com o foco na venda de máquinas agrícolas. O negócio foi crescendo mas a sazonalidade associada inquietava o então jovem gestor. Diversificar parecia o caminho certo, a questão era tão simplesmente diversificar em quê?

“Das três hipóteses de negócio que analisei para me iniciar na atividade empresarial, a área da limpeza pareceu-me ser a mais significativa. A melhor área de negócio continua a ser, quanto a mim, a venda de ideias, que não requer nem stock, nem pós-venda, mas que está tomada pelas “religiões”. A segunda área de negócio será a dos dentífricos de que não se conhecem reclamações, mas também esta está dominada por uma única empresa a nível mundial. Restou a limpeza e em qualquer atividade ou residência privada há sempre algo associado à limpeza. No mundo empresarial a limpeza está intimamente ligada com a disciplina, com a organização e na área urbana com a imagem e com a segurança. Ainda hoje ninguém se sente seguro num bairro em que abunda o lixo pelas ruas ou em redor dos contentores”, observa o empresário.

Cinco anos volvidos sobre a criação da Certoma, estava traçado aquele que viria a ser o seu futuro:  a venda de máquinas para a limpeza urbana.  “Estávamos nos anos 90 e a área dos resíduos e da limpeza urbana estava a despontar. Em termos de máquinas não havia grande coisa em Portugal, e o que havia não tinha muita qualidade”, explica.

Por isso, a estratégia da Certoma foi ganhar mercado pela qualidade: “procurámos equipamentos e máquinas de topo, mais caras do que os preços praticados em Portugal. Só que as mais baratas acarretavam outros problemas posteriores relacionados com a manutenção: a necessidade de peças e de técnicos. Quisemos reduzir o problema da manutenção e a nossa estratégia foi uma aposta acertada”, sumariza ainda José Alfredo.

O resultado, ainda hoje faz parte do modus operandi da Certoma, com os técnicos da Certoma a extravasarem os contornos dos tradicionais vendedores. Não são vendedores, reforça o patriarca da empresa, são conselheiros. “São grandes conhecedores das marcas e dos equipamentos e sabem como ajudar de modo mais eficaz e rápido os nossos clientes. Não vendemos equipamentos per si, a sua manutenção faz parte do pacote que vendemos. É que na limpeza urbana estão em causa grandes investimentos, além de que os nossos clientes prestam serviços públicos e é, acima de tudo, isso que temos em conta”, afirma. O lema da Certoma “a qualidade aproxima-nos” reflete a atitude da empresa perante o mercado e os seus clientes.

Hoje, a Certoma disponibiliza equipamentos para inúmeras atividades da limpeza urbana como varredoras, lavadoras, máquinas para limpeza de praias, equipamentos para desentupimento de esgotos, materiais e equipamentos para desinfeção, aspiradores, equipamentos de lavagem de contentores, equipamentos de remoção de grafitis, equipamentos de remoção de ervas daninhas… entre muitos outras…

As varredouras da Mealhada

É naquela que é conhecida como a terra do leitão, Mealhada, que José Alfredo criou a Certoma. Quase se podia dizer que além do leitão, esta é a terra das varredoras, tal o domínio no mercado nacional. De facto, as varredouras constituem o principal negócio da Certoma, posicionando a empresa como um dos principais atores nacionais. Os números falam por si:

Imagem3.png

Apesar da Certoma ter crescido no mercado da limpeza urbana e industrial, a faturação no mercado urbano representa cerca de 80%. Curiosamente, já em termos de unidades vendidas o mercado industrial situa-se nos mesmos 80%.

A crise generalizada associada à pandemia afetou negativamente a Certoma. Em 2020 o volume de faturação baixou cerca de 6% relativamente a 2019, quando a empresa faturou 9 milhões de euros. E as expectativas não são melhores para o ano em curso.

É que, o mercado não é elástico, lembra, e quando se atingem coeficientes de penetração superiores a 60% fica difícil crescer. É preciso apelar à criatividade e diversificar na área dos equipamentos, aponta.

“Continuamos fieis ao lema: um bom equipamento poupa mais do que custa e quem compra à Certoma está não só a adquirir um equipamento, como também a fazer um seguro de investimento“, remata José Alfredo Pereira.