SMAS de Sintra reforçam rede de oleões

Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Sintra vão reforçar a rede de oleões do concelho. Vinte novos equipamentos para a deposição de óleos alimentares usados (OAU) vão, este ano, acrescer aos 193 já instalados em Sintra.

Atentos ao grave problema ambiental que pode ser causado pelo encaminhamento deste resíduo para a rede de esgotos ou para o contentor indiferenciado, os SMAS de Sintra decidiram avançar com um reforço da sua rede de oleões, colocando à disposição dos munícipes mais 20 equipamentos para recolha e posterior valorização dos OAU.

Com este reforço, Sintra passará a dispor de 213 oleões na sua rede, uma iniciativa que, à data da sua criação, em 2003, foi pioneira no país, abrangendo equipamentos colocados na via pública, em mercados municipais e ainda em locais privados de uso público. Desde então, a rede tem crescido progressivamente, com destaque para o ano de 2022, durante o qual foram instalados 70 equipamentos em zonas densamente povoadas do concelho.

30 toneladas de OAU recolhidas e transformadas em biodiesel e matérias-primas

No ano que passou, através desta rede, os SMAS de Sintra recolheram cerca de 30 toneladas de OAU. A recolha adequada deste resíduo permite, depois, a sua valorização, quer para a produção de biodiesel – cujos índices de emissões de CO₂ podem ser 80 % mais baixos do que os do gasóleo –, quer para a sua aplicação enquanto matéria-prima para a produção de tintas, vernizes, sabonetes, velas ou detergentes.

A par da disponibilização destes equipamentos aos munícipes, os SMAS de Sintra têm ainda a preocupação de sensibilizar a população para os malefícios da deposição de OAU na rede de saneamento – o que, para além de danificar ou obstruir as canalizações, favorece o aparecimento de pragas e aumenta os custos inerentes ao tratamento de água residuais.

Do mesmo modo, quando colocados em contentores de resíduos indiferenciados, os OAU podem provocar situações de insalubridade pública, derrames para a via pública e a eventual contaminação de solos e diferentes cursos de água, lembra a empresa municipal. Não menos importante, sublinha-se ainda o alerta ambiental de que um litro de OAU pode contaminar um milhão de litros de água.

Recorde-se de que os SMAS de Sintra aderiram à Associação Limpeza Urbana – Parceria para Cidades + Inteligentes e Sustentáveis (ALU) no final de 2023 e fazem agora parte dos associados efetivos da ALU.