Prémios Cidade+ entre os melhores projetos europeus de promoção da limpeza urbana

A Associação Limpeza Urbana – Parceria para Cidades + Inteligentes e Sustentáveis (ALU) recebeu, na semana passada, o Prémio Europeu de Limpeza Urbana 2025, promovido pela AVPU – Association de Villes pour la Propreté Urbaine, na categoria “Comunicação e Sensibilização”. A entidade nacional distinguiu-se pela sua iniciativa Prémios Cidade+ como elemento promotor da inovação na limpeza urbana em Portugal.

Numa conferência que teve lugar a 28 de novembro em Nice, França, a ALU apresentou o trabalho desenvolvido nos últimos anos a uma audiência composta por representantes de entidades europeias e de municípios franceses.

Em destaque esteve o concurso Prémios Cidade+, que, a par de outras iniciativas europeias, recebeu a distinção no palco do auditório do Parc Phoenix.

Além da ALU, também o seu associado fundador Cascais Ambiente foi reconhecido pela inovação do projeto de solidificação de óleos alimentares usados (OAU) na categoria “Equipamento e processos”.

Durante o evento, houve também lugar à votação no local de um Grand Prix Europeu 2025, que foi atribuído à cidade de Nice pelo videoclip da música rap “Papa”.

Onze entidades internacionais participaram na iniciativa da AVPU com projetos próprios e/ou dos seus associados. No caso da ALU, foram propostas cinco iniciativas, tendo sido selecionadas pela organização duas: Solidificação de OAU (Cascais Ambiente); Viana Abraça (Câmara Municipal de Viana de Castelo), projeto de Recolha e Reciclagem de Têxteis dos SMAS de Sintra; Museu da Água e Resíduos (SMAS de Sintra); Prémios Cidade+ (ALU).

“É um grande orgulho para a ALU ser reconhecida internacionalmente por uma identidade como a AVPU, que tem já muito trabalho feito na promoção e dinamização do setor da limpeza urbana em França. A iniciativa dos Prémios Cidade+, que nos valeu esta distinção, é uma forma de incentivar a inovação e de desafiar os municípios portugueses a olharem a limpeza urbana como um ativo para a valorização do seu território. O sucesso das duas edições e a elevada qualidade dos projetos concorrentes são prova disso mesmo”, refere Luís Almeida Capão, presidente da Direção da ALU.

“A ALU junta uma comunidade de municípios e entidades públicas empenhada em melhorar e valorizar o serviço prestado e conta com uma comunidade empresarial dinâmica e empreendedora. O reconhecimento internacional é também reflexo do trabalho de todos os nossos associados”, concluiu.

Os Prémios Cidade+ foram lançados em 2023 e têm como propósito reconhecer as melhores iniciativas e projetos nacionais na área de limpeza urbana. A cada dois anos, o concurso premeia vencedores em quatro categorias com cinco mil euros e atribui três prémios de mérito. A edição mais recente decorreu durante o primeiro semestre deste ano e os vencedores foram conhecidos durante o 7.º Encontro Nacional de Limpeza Urbana, que aconteceu no Porto entre os dias 7 e 9 de julho.