O propósito do Grupo Pinto & Cruz é contribuir para que o negócio dos seus clientes não pare. “Na Pinto & Cruz Motores e Equipamentos, esforçamo-nos todos os dias para cumprir este desígnio com rigor e compromisso”, explica César Silva, diretor-geral da empresa, em entrevista.
O Grupo Pinto & Cruz celebrou, em 2025, os seus 90 anos, desde a sua fundação. Pode apresentar-nos brevemente o Grupo?
O Grupo Pinto & Cruz foi fundado em 1935, na cidade do Porto e, desde então, tem como foco a oferta de soluções técnicas e de engenharia. Apesar das suas atividades diversificadas, todos os nossos negócios se centram num fator comum – Serviços de Engenharia. Atualmente com mais de 1000 colaboradores e 20 empresas entre Portugal, Angola, Moçambique e Cabo Verde, o Grupo centra a sua atividade em quatro grandes áreas de atividade: Elevadores, Instalações Eletromecânicas, Tubagens e Materiais de Construção e Máquinas e Equipamentos.
A Pinto & Cruz Motores e Equipamentos tornou-se muito recentemente associada da Associação de Limpeza Urbana e participaram no 7.º Encontro Nacional de Limpeza Urbana, que decorreu em 2025 no Porto. Quais as razões para esta adesão?
O Grupo Pinto & Cruz tem acompanhado com grande interesse o trabalho meritório da ALU e as suas diversas iniciativas em prol da promoção de práticas mais sustentáveis, eficientes e inovadoras na limpeza urbana. Reconhecendo a importância estratégica deste setor e alinhando-nos com o compromisso da ALU, tornou-se natural a decisão de nos tornarmos associados e de estarmos presentes no 7. º ENLU. Dentro da área das Máquinas e Equipamentos, dispomos de diversas soluções para a limpeza urbana. Destacamos a Pinto & Cruz Motores e Equipamentos, empresa focada na oferta de soluções para elevação e movimentação de resíduos. Além disso, outras empresas do Grupo oferecem soluções complementares para esta área, como a Viselbi, especializada em soluções para manutenção de jardins e espaços verdes, e mais recentemente a G. Höfle, que disponibiliza tecnologias para compactação e triagem de resíduos.
Quais são as áreas de atividade da Pinto & Cruz Motores e Equipamentos?
De uma forma resumida, somos uma empresa especializada em soluções para elevação de cargas, elevação de pessoas e oferta de equipamentos para construção. Na área de elevação de cargas representamos a marca HIAB há mais de 60 anos. Fomos pioneiros em Portugal na instalação de gruas em camião. Um facto engraçado é que, na década de 1970 e 80, era comum os clientes, em vez de pedirem um camião com grua, pedirem um camião com “HIAB” ou um camião com “Pinto & Cruz”. Na área da elevação de pessoas, representámos a marca italiana SOCAGE, que oferece plataformas elevatórias instaladas em viaturas e que permitem a elevação de pessoas de 12m até 100m de altura. No setor da construção, representamos a marca alemã Wacker Neuson, com mais de 175 anos e com uma gama de equipamentos que vão desde um pequeno vibrador de betão até escavadoras de 14 toneladas. Para todos os equipamentos que comercializamos, dispomos de oficinas próprias no Grande Porto e Grande Lisboa e de uma rede de parceiros que cobrem todo o país.
De que soluções dispõe a Pinto & Cruz Motores e Equipamentos para a área de limpeza urbana?
Para a área da limpeza urbana destaco três tipos de equipamentos. Em primeiro lugar, destaco as soluções de gancho e de correntes MULTILIFT, também conhecidas no mercado como Ampliroll, Polibenne e Multibenne. Neste segmento, as soluções MULTILIFT destacam-se pela sua robustez, durabilidade, sendo ao mesmo tempo uma das soluções mais leves do mercado e, como tal, mais sustentável. Ainda na senda da sustentabilidade, a MULTILIFT lançou em 2024 o MULTILIFT ULTIMA ZERO. Este é, de uma forma simples, um equipamento de gancho com todas as características da versão standard, mas significativamente mais sustentável. Esta solução reduz em 25% a quantidade de emissões de CO2 durante a utilização, utiliza na sua produção 25% de aço reciclado, o que por si só permite também reduzir em 15% as emissões de CO2 na produção. Em segundo lugar, as gruas industriais HIAB, ideais para recolha de resíduos, recolha de verdes e, por exemplo, recolha de “monstros”. Estas gruas variam desde modelos para viaturas ligeiras até gruas de grande porte com capacidade para elevar várias toneladas. Neste segmento, destaco a nossa grua XG3600 que é uma grua de recolha de resíduos instalada no topo das caixas de recolha de RSU. Por último, dispomos também da solução JONSERED que são gruas vocacionadas para a reciclagem em particular valorização de resíduos. Neste segmento, dispomos de uma vasta gama de gruas fixas ou móveis com a possibilidade de aplicar diversos tipos de acessórios, nomeadamente pinças para vários usos.
Referiu anteriormente que a empresa G. Höfle integrou recentemente o Grupo Pinto & Cruz. Esta é uma aposta estratégica?
Não me querendo repetir, o Grupo Pinto & Cruz é um grupo que tem como orientação estratégica a oferta de soluções de engenharia, colaborando com os seus clientes para a resolução dos seus problemas. Aliás, o propósito do grupo é “Para que o seu negócio não pare”, ou seja, queremos estar ao lado dos nossos clientes para que os seus negócios não parem. Neste contexto, a integração da G. Höfle faz todo o sentido. Trata-se de uma empresa de engenharia que oferece soluções completas para o processamento de resíduos na origem, passando pela sua transferência, transporte, separação, transformação e valorização. Enquanto responsável da Pinto & Cruz Motores e Equipamentos, vejo esta integração como uma mais-valia para a nossa área de negócio. Estamos em setores próximos, o que trará sinergias e nos permitirá oferecer soluções ainda mais integradas e com valor acrescentado para os nossos clientes.
