“LIMPA A TUA RUA” é a mensagem da ALU para assinalar o World Cleanup Day

Iniciativa apela ao envolvimento de todos na limpeza urbana

Para assinalar o World Cleanup Day (WCD), que acontece já no próximo dia 16 de setembro, a Associação Limpeza Urbana – Parceria para Cidades + Inteligentes e Sustentáveis (ALU) lança a campanha “LIMPA A TUA RUA – Porque a limpeza urbana depende de todos, todos os dias”. Sublinhando o papel que cada um desempenha na manutenção de uma cidade limpa, o objetivo é sensibilizar os cidadãos para a importância da limpeza urbana, desafiando-os a organizarem ou a participarem em ações de limpeza nas suas comunidades locais.

Este ano, pela primeira vez, a ALU junta-se ao WCD, iniciativa promovida pela organização não-governamental (ONG) internacional Let’s Do It World, que, desde 2018, junta, anualmente e por todo o mundo, milhões de voluntários em ações de limpeza local. Para ajudar a divulgar a iniciativa, e aproveitando a ocasião para sensibilizar os cidadãos para a importância da limpeza urbana, a campanha com o mote “LIMPA A TUA RUA” apela ao envolvimento de todos neste dia simbólico, lembrando a responsabilidade de cada no seu quotidiano para a manutenção de uma rua limpa – “Porque a limpeza urbana depende de todos, todos os dias”.

Através de cinco imagens divertidas que ilustram como as pessoas comuns podem assumir-se como voluntárias e participar numa ação de limpeza urbana, a ALU desafia os cidadãos a tomarem a iniciativa e organizarem eventos do género nas suas comunidades locais ou a participarem nas que estão previstas por outras entidades.

A pensar nos seus associados, a ALU disponibiliza os materiais desta campanha, permitindo, assim, que os membros da sua comunidade possam adaptá-la aos seus territórios ou às suas empresas. Esta é, aliás, uma prática comum da ALU, cujas campanhas anteriores tiveram também a componente personalizável, o que permite aos seus associados direcionarem a mensagem da melhor forma, chegando a mais pessoas.

A organização internacional do WCD disponibiliza, por sua vez, materiais de apoio, entre os quais um manual com oito passos simples para organizar uma ação local de limpeza. As novas iniciativas podem ser registadas no portal do WCD, assim como a consulta e a inscrição nas ações já programadas.

A limpeza urbana é um ativo de valorização das cidades e das pessoas. Ninguém quer morar numa rua ou num bairro sujo. No entanto, sentimos que não é ainda claro para todos os intervenientes no espaço público que a limpeza urbana não depende só dos serviços que o limpam. Quem não suja, quem não deita beatas para o chão ou quem apanha o cocó do seu cão está a ser parte ativa da limpeza urbana. É este comportamento que queremos valorizar”, explica Luís Almeida Capão, presidente da direção da ALU.

Como a limpeza urbana é uma questão de todos os dias, o World Cleanup Day marca o arranque desta campanha que pode ser reativada sempre que os municípios, as associações ou os cidadãos quiserem, de forma individual ou coletiva.”

Esta é a primeira vez que a ALU se associa ao WCD, mas espera-se que seja a primeira de muitas iniciativas do género. A ALU acredita que é uma oportunidade imperdível para chamar a atenção para a importância de envolver os cidadãos na manutenção da limpeza urbana, incrementando a visibilidade do setor, ao mesmo tempo que se reforçam laços comunitários em torno de um tema tão querido para todos: uma rua limpa.

Promovido pela ONG Let’s Do It World, o WCD acontece todos os anos desde 2018, juntando milhões de pessoas por todo o mundo numa missão comum: limpar o planeta. Mesmo durante a pandemia de Covid-19, mais de oito milhões de pessoas participaram nesta iniciativa que pretende chamar a atenção para problemática da ineficiente gestão de resíduos mundial. O WCD é hoje um movimento global, no qual “o simples ato de limpar se tornou uma força que une pessoas e grupos que, de outro modo, nunca sonhariam em trabalhar em conjunto pelo mesmo fim”, lê-se no portal oficial.