Guimarães avança com sistema SAYR para beneficiar quem separa e recicla orgânicos

O Município de Guimarães vai introduzir, este ano, um sistema SAYR (save-as-you-recycle), incentivando a população vimaranense a poupar ao mesmo tempo que recicla. A introdução do SAYR consta do tarifário de resíduos aprovado pela autarquia para o ano de 2024 e que pretende “beneficiar quem separa os resíduos orgânicos ou efetua a compostagem na origem”.

O sistema vai funcionar através de um reembolso de 50 % da tarifa variável, a efetuar em dezembro de 2024, nas faturas dos utilizadores. Segundo explica a autarquia, para usufruírem deste reembolso, os utilizadores deverão comprovar que, ao longo do ano, fazem compostagem doméstica e/ou aderem à recolha seletiva de orgânicos, levantando entre 12 a 16 sacos por mês para esse efeito e depositando-os na via pública para recolha.

O município estima que a medida, que entra em vigor ao mesmo tempo que a obrigatoriedade de recolha seletiva de biorresíduos em Portugal continental, resulte numa redução mensal para os utilizadores de 2 % do tarifário em relação a 2023.

Além do SAYR, o novo tarifário de resíduos de Guimarães prevê também o alargamento da área do sistema PAYT (pay-as-you-throw). Sob o princípio “pague pelo resíduo que produz”, o PAYT adotado por Guimarães passa a aplicar uma tarifa para a recolha de orgânicos de 0,005€/litro como incentivo à separação e aumenta a tarifa para a recolha de indiferenciados (fração resto) nas zonas PAYT para 0,026€/litro como forma de desincentivar a sua deposição.

“Com este novo tarifário, queremos reconhecer quem separa os resíduos orgânicos ou efetua a compostagem na origem, oferecendo um benefício económico e direto aos cidadãos, procurando aumentar ainda mais a recolha de resíduos orgânicos, promovendo assim a economia circular”, explica Sofia Ferreira, vereadora do Ambiente e Ação Climática da Câmara Municipal de Guimarães.

Para este ano, Sofia Ferreira avançou ainda que o município de Guimarães vai continuar a oferecer contentores para a separação dos orgânicos e compostores domésticos, prevendo-se também o arranque da compostagem comunitária nas freguesias. “Todo este processo tem sido efetuado em parceria com o Laboratório da Paisagem e com a Vitrus Ambiente, com uma forte campanha de comunicação e sensibilização, que iremos também reforçar em 2024”, explica a autarca.

Em janeiro de 2022, o município vimaranense, que é associado efetivo da Associação Limpeza Urbana – Parceria para Cidades + Inteligentes e Sustentáveis, arrancou com a recolha seletiva de orgânicos, alargando-a no ano passado e alcançando a recuperação de 30 % dos resíduos orgânicos presentes nos resíduos. Recorde-se ainda que a autarquia subscreveu o compromisso “Zero Resíduos”, que, entre outros, prevê a redução da quantidade de resíduos urbanos indiferenciados e a redução da quantidade total de resíduos produzidos, e ainda o alargamento da recolha seletiva porta a porta da fração orgânica a 100 % do território, até 2030.