A maioria dos países da UE deve falhar o prazo para a transposição da legislação europeia sobre resíduos

Até 5 de julho de 2020, os governos da UE deveriam ter adotado formalmente o conjunto mais ambicioso de medidas e metas já acordadas para impulsionar a reciclagem e reduzir o desperdício. O objetivo final é promover modelos de negócios responsáveis e resilientes, conforme acordado em 2018, em três partes diferentes da legislação da UE: a Diretiva-Quadro Resíduos, a Diretiva Embalagens e Resíduos de Embalagens e a Diretiva Aterros.

"Foi uma conquista histórica", de acordo com Piotr Barczak, do EEB (European Environment Bureau), um dos maiores especialistas da Europa em política de resíduos. "As leis acordadas podem realmente apoiar a transição para uma economia circular", diz em entrevista.

Em 2018, a Comissão Europeia enviou avisos a 14 governos - incluindo Portugal - em risco de não cumprir sua meta nacional atual de 50% de reciclagem e preparação para reutilização até 2020. Os avisos incluíam recomendações sobre a implementação de leis de coleta seletiva, impostos sobre aterros e incineração, esquemas para aumentar a responsabilidade do produtor e regras juridicamente vinculativas para a coleta seletiva de resíduos.

Segundo Barczak, apenas cinco governos informaram oficialmente até o momento progressos na transposição nacional das novas leis de resíduos da UE. Isso apesar de ser legalmente obrigado a fazê-lo até 5 de julho de 2020.

A Polónia, um dos países alvo da Comissão em 2018, disse abertamente que precisará de mais tempo para cumprir, citando a recente crise do Covid-19 como uma desculpa. A Alemanha e alguns outros países também apresentaram argumentos semelhantes.

No entanto, Espanha, que foi duramente atingida pela crise do Covid-19, apresentou recentemente uma proposta para uma nova lei de economia circular, incluindo a transposição das novas leis da UE.

"Uma melhor gestão e prevenção de resíduos deve fazer parte de um plano mais amplo de recuperação para a Europa, dado o potencial em termos de criação de empregos, economia para consumidores e empresas e benefícios sociais mais amplos", disse Barczak.

Leia o artigo original da European Environment Agency AQUI.


Madalena investe meio milhão de euros na modernização da recolha seletiva de resíduos

O Município da Madalena, nos Açores, vai reforçar a frota automóvel destinada à recolha de resíduos, com a aquisição de uma Viatura Satélite e uma Viatura de 19 toneladas, equipada com uma superestrutura com 16m3 de capacidade.

A par da renovação da frota automóvel, a autarquia pretende ainda adquirir 160 EcoPontos, aumentando, assim, exponencialmente o rácio destes contentores por habitante, de forma a promover a reciclagem e reduzir o volume de resíduos indiferenciados depositados em aterro e, consequentemente, os elevados custos com o seu tratamento.

Para além de melhorar a gestão dos resíduos urbanos mais comuns, a autarquia pretende ainda optimizar a recolha de outros, cujo consumo é menos frequente, mas igualmente poluente. Para atingir esta meta, a edilidade irá adquirir 15 oleões, dez contentores de recolha de REEE e 30 pilhões, solucionando o problema da incorrecta deposição destes resíduos.

Com o objetivo de colocar o Município na linha da frente das práticas ambientais na região, corrigindo as atuais lacunas, neste domínio, a autarquia desenhou, através do ‘Reciclar 9950’ uma estratégia multidimensional, sem esquecer a componente da educação e sensibilização da população para a valorização dos resíduos e separação do lixo, em prol do desenvolvimento sustentável e sustentado.


Associação de Limpeza Urbana lança campanha de sensibilização no Dia Mundial do Ambiente

#nochãoéquenão é o mote desta campanha de informação lançada pela associação Limpeza Urbana - Parceria para Cidades + Inteligentes e Sustentáveis, no Dia Mundial do Ambiente.

A campanha visa chamar a atenção das pessoas para a necessidade da Limpeza Urbana ser encarada como responsabilidade de todos, uma vez que começa e acaba no comportamento de cada um de nós.

Aproveitando a atual fase de “desconfinamento”, em que as máscaras descartáveis são cada vez mais usadas pelas pessoas e em muitos locais são um resíduo deixado no chão ou erradamente depositado no ecoponto, a ALU coloca o foco desta primeira mensagem precisamente nas máscaras descartáveis.

Se pretende receber um cartaz digital como este, adaptável ao seu município, basta enviar um email a solicitar para: geral@associacaolimpezaurbana.org

alu.jpg

Olimec reforça soluções de desinfeção e higienização

Neste período de pandemia, em que a atividade de recolha de resíduos foi considerada como “Serviço Mínimo Essencial” a Olimec adaptou os seus serviços às novas exigências e necessidades do mercado.

A empresa com sede na Maia, criou soluções que garantem quer a segurança e higienização dos espaços, quer a segurança dos trabalhadores. Destas soluções fazem parte os detergentes desinfetantes biodegradáveis para equipamentos urbanos; os pulverizadores a bateria de 16L ; o gel antisséptico para mãos; as máscaras reutilizáveis e os depósitos para desinfetantes.

Com o reforço da importância da higienização das mãos, a Olimec decidiu também alargar um serviço até agora feito a pedido dos seus clientes e que consistia na instalação de depósitos e saboneteiras de grande capacidade nos camiões. Agora a Olimec está a instalar esta solução noutras viaturas, de modo a tornar o trabalho mais seguro para todos.

A Câmara Municipal da Póvoa é uma das autarquias que conta já com este tipo de equipamentos nas suas viaturas.

Saiba mais sobre os produtos e sobre a Olimec AQUI.


Pórticos para desinfeção de viaturas da SOLIM

O associado SOLIM está a comercializar pórticos para desinfeção de viaturas que podem ser usados em várias tipologias de viaturas: viaturas de recolha de lixo; viaturas municipais; autocarros; ambulâncias; viaturas de bombeiros; entre outras.

Os pórticos consistem numa estrutura capaz de desinfetar, em poucos segundos, as viaturas que entram ou saem das zonas de parqueamento, sendo compostas por duas estruturas:
Pórtico de desinfeção, equipado com 12 bicos de pulverização, com amplo ângulo de abertura, modelo anti gotejamento;
Central de comando, contentor com as dimensões 3.000 x 2.500 x 2.450 mm, com sistema de iluminação interna e abertura para entrada de ar, onde estão alojadas as bombas e os restantes componentes para alimentação de água e desinfetante.

Mais informações através dos contactos +351 219 434 169 / +351 910 959 697 ou do email: comercial@solim.pt.