Bratislava vai transformar beatas de cigarros em pavimento para estradas
A cidade de Bratislava, na Eslováquia, quer dar um novo uso às beatas dos cigarros: transformá-las em pavimento para as estradas. Para concretizar este objetivo, o município está a lançar uma campanha de reforço para a recolha destes resíduos através de um contentor especial colocado nos eventos públicos da cidade.
A intenção é tornar Bratislava uma cidade “mais limpa e mais circular”, recolhendo a maior quantidade possível de filtros usados em cigarros convencionais e nos sistemas de tabaco aquecido para, a partir daí, reciclá-los e reutilizá-los num “novo” material que servirá para pavimentar estradas. Para isso, durante este ano, todos os eventos públicos que tenham lugar na capital eslovaca vão dispor de um contentor especialmente concebido para receber estas beatas e ainda de informação sobre como fazer o descarte apropriado dos vários resíduos gerados por fumadores.
A iniciativa é da empresa municipal de recolha de resíduos da cidade, OLO, em parceria com as empresas SPAK- EKO, que se dedica à minimização do impacto ambiental da indústria tabaqueira no país, e a EcoButt, especializada em reciclagem.
A OLO teve já oportunidade de testar a ação nos mercados de Natal da cidade em dezembro passado. Em 2024, todos os eventos organizados pela câmara municipal vão contar automaticamente com estes novos contentores. Já os organizadores de eventos privados poderão também solicitar a colocação dos mesmos junto da entidade municipal.
“Estamos satisfeitos de poder criar mais um espaço onde os cidadãos de Bratislava podem lidar com [depositar] os resíduos de forma mais responsável”, afirmou, em comunicado, a gestora de economia circular da OLO, Martina Čechová. “Se os participantes de um festival, uma corrida, um mercado ou qualquer outro evento municipal depositarem as suas beatas num contentor especial, não só vão contribuir para um ambiente mais limpo, mas também para a recuperação deste tipo de resíduos.”
A decisão de Bratislava de usar os materiais que resultam da reciclagem de beatas para pavimentar estradas é pioneira, mas esta não é a primeira experiência do género na Eslováquia. O país foi palco da construção daquela que é conhecida como a primeira estrada do género do mundo, construída pela EcoButt.
“A primeira estrada feita a partir de beatas de cigarros recicladas foi construída em Žiar nad Hronom e é única no mundo. Vamos poder continuar essa tendência de construir estradas a partir de resíduos graças à cooperação dos residentes que vão usar estes contentores especiais para beatas de cigarros”, referiu, em comunicado, Hugo Repáň, responsável da EcoButt.